Durante o mês de maio, acontece aqui no Brasil e em mais de 50 países, o Maio Roxo, um mês focado em divulgar a importância de conhecer e diagnosticar a tempo a Doença Inflamatória Intestinal (DII), um conjunto de enfermidades que, embora não tenha cura, tem tratamento e, se iniciado a tempo, impede que fique mais grave, melhorando muito a qualidade de vida da pessoa acometida. 1,3
Como você pode participar?
Tomar consciência do que é a Doença Inflamatória Intestinal e saber identificar seus sintomas para iniciar o tratamento médico quando necessário, é cuidar da sua saúde, além da saúde da sua família e amigos, portanto, o conhecimento é a melhor forma de participar e ajudar.
Todos juntos no Dia Mundial da DII
No dia 19 de maio, o dia oficial do Maio Roxo, irá ocorrer um encontro Nacional On-line organizado pela Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD). Todos os pacientes do Brasil estão convidados a participarem deste evento, que terá uma programação incrível.
E você, já sabe o que é a Doença Inflamatória Intestinal (DII)?
A Doença Inflamatória Intestinal é, na realidade, um conjunto de doenças definidas como inflamações crônicas e bastante graves do trato gastrointestinal, especialmente do intestino. 1
Seus sintomas mais comuns podem ser confundidos com outras enfermidades mais simples, como: diarreia, dor abdominal, perda de peso não intencional, febre e sangue nas fezes, por isso, é tão importante ter o diagnóstico correto e o mais precoce possível. Trata-se de uma doença séria que ainda não tem cura, mas tem tratamento, impedindo assim que se agrave e garanta mais qualidade de vida ao paciente. 2
O que causa a DII?
As causas da Doença Inflamatória Intestinal não são totalmente conhecidas, mas podem incluir uma predisposição genética, mau funcionamento do sistema imunológico e influências do meio ambiente. 2
Quais são os fatores de risco para a Doença Intestinal Inflamatória? 2,4
- Idade: a maioria das pessoas que desenvolvem a DII é diagnosticada antes dos 30 anos, ressaltando a importância do diagnóstico e tratamento o quanto antes para evitar complicações por toda a vida.
- Raça: pessoas da raça branca têm mais risco de desenvolver a doença, embora possa acontecer com qualquer outra pessoa.
- Histórico familiar: a presença de uma pessoa na família com DII aumenta os riscos, sendo importante informar o médico e estar atento aos sintomas.
- Tabagismo: o hábito prejudica o trato digestivo, sendo um fator de risco para a Doença de Crohn, uma das principais enfermidades consideradas como DII.
- Uso de anti-inflamatórios: aumenta o risco de desenvolver ou piorar a doença em pessoas que já têm a DII.
Quais são as principais complicações causadas pela Doença Inflamatória Intestinal? 2,4
As duas principais enfermidades consideradas como Doença Inflamatória Intestinal são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Ambas podem incluir complicações que eventualmente tornam necessário o tratamento ao longo de toda a vida, ressaltando a necessidade do diagnóstico precoce para evitar ao máximo que se agravem. Evitando dessa maneira:
- Câncer de Cólon: um risco bastante aumentado pela presença da doença, agressiva para o cólon, tornando necessário o acompanhamento médico desta condição.
- Inflamação nos olhos, na pele e nas juntas: durante as crises causadas pela DII podem ocorrer estes sintomas, como: artrites, uveítes e formação de lesões na pele.
- Efeitos colaterais de medicamentos: algumas das medicações utilizadas para tratar a DII podem provocar efeitos colaterais, por exemplo, os corticoides, que aumentam os riscos de osteoporose, pressão alta e outras condições.
- Colangite esclerosante primária: uma condição inflamatória que causa cicatrizes nos dutos biliares, podendo torná-los estreitos e assim, causar danos ao fígado.
- Formação de coágulos: risco de formação de coágulos nas veias e artérias podendo causar trombose, por exemplo.
Entre outras condições causadas especificamente por cada enfermidade e que podem variar de paciente para paciente.
A importância do diagnóstico precoce da Doença Inflamatória Intestinal
A DII está em processo de estabilização nos países da Europa e América do Norte. No entanto, em países em desenvolvimento, como o Brasil, continua a crescer, acometendo pessoas de diferentes idades, condições sociais e estilos de vida. 4
Com a falta de conhecimento sobre a doença, existe a falta de diagnóstico e tratamento, causando em muitos casos o agravamento da DII e gerando consequências graves.3
A importância da campanha do mês de Maio Roxo é esta: conscientizar todas as pessoas sobre a existência, os sintomas e as complicações que a Doença Inflamatória Intestinal pode causar, para que o médico seja procurado e exista o diagnóstico precocemente. O início do tratamento o quanto antes, pode evitar algumas destas complicações e melhorar muito a qualidade de vida do paciente.
Participe do mês de Maio Roxo compartilhando esta informação!
Bibliografia
- Teixeira D.E.AA., de Sales A.R.N., Cavalcante M.T.O., dos Santos L.O.M., da Silva M.C. Aspectos relevantes na identificação clínica e manejo do paciente com Doença Inflamatória Intestinal. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. V Conapesc 2020.
- Inflammatory bowel disease
- Zaltman C. Doença Inflamatória Intestinal: qual a relevância da doença no Brasil? Cad. Saúde Pública vol.23 no.5 Rio de Janeiro May 2007
- Loftus EV Jr. Clinical epidemiology of inflammatory bowel disease: Incidence, prevalence, and environmental influences. Gastroenterology. 2004 May;126(6):1504-17