Qualquer atividade humana, seja a nossa rotina pessoal ou profissional, emite gases de efeito estufa. Quando falamos especificamente de empresas, o volume desse impacto pode ser ainda maior, caso não existam medidas sustentáveis na cadeia produtiva.
Todo produto, antes de chegar às nossas mãos, passa por um longo processo, que costuma envolver essas três etapas da cadeia produtiva:
Deve-se somar ainda as atividades feitas no escritório, que também consomem água e energia elétrica, geram lixo, gastam papel, geram o deslocamento de pessoas etc.
Desde 2019, diversas empresas estão respondendo a um chamado feito por líderes empresariais, da sociedade civil e da Organização das Nações Unidas (ONU) para deixar suas operações e cadeias produtivas mais sustentáveis e limitar o aumento global da temperatura a 1,5 grau Celsius.
Este compromisso, conhecido como “Ambição das Empresas pela meta de 1,5oC” (do inglês, Business Ambition for 1oC) adota os objetivos mais ambiciosos do Acordo de Paris, cuja meta é minimizar as consequências do aquecimento global.
Mudanças que as indústrias devem implementar
A Nestlé já se comprometeu com a meta e anunciou diversas ações para atingir emissão zero de gases de efeito estufa até 2050, entre as quais:
Toda empresa pode reduzir ou compensar as emissões de gases de efeito estufa. Para isso, o primeiro passo é mapear sua cadeia produtiva para descobrir todas as fontes de emissão.
A partir daí, pode-se traçar um plano de ação para reduzir ou zerar as emissões — e ajudar a reverter a situação atual em que consumimos mais recursos naturais da Terra do que ela é capaz de recuperar.
O que é neutralização de carbono?
Quando não for possível reduzir as emissões, seja devido ao custo ou à falta de tecnologia, empresas e pessoas podem optar pela compensação, também chamada de neutralização de carbono.
Para isso, é necessário calcular a sua pegada de carbono (carbon footprint, em inglês). Esse é o nome da metodologia criada para calcular e converter as emissões de gases de efeito estufa em carbono.
Se a empresa produzir uma tonelada de carbono em suas atividades, ela deve realizar o plantio de árvores que corresponda a essa quantidade — aproximadamente sete árvores — ou comprar um crédito de carbono de uma empresa confiável e certificada, que faça esse plantio.